JOSÉ BASSIT

BIO

JOSÉ BASSIT (São Paulo, 1945) iniciou a carreira de foto-jornalista em 1985, após estudos de publicidade e jornalismo. Trabalhou para O Estado de S. Paulo e Jornal da Tarde (1987-1991), foi editor de fotografia do jornal Meio e Mensagem (1994-1995) e repórter fotográfico da Revista da Folha (1996-1997). Atua como fotógrafo independente e desenvolve trabalho de expressão pessoal em fotografia como o ensaio Por onde anda a fé (1998-2003), sobre as manifestações religiosas no Brasil e nos grandes centros de fé popular.

Obra de Leandro Franco em projeto de Christina Hamoui

IMAGENS FIÉIS

O fotógrafo José Bassit percorreu sete estados brasileiros, entre 1998 e 2003. Desse percurso resultou um conjunto com 101 imagens que mostram a religiosidade brasileira com respeito, senão com fé. Distante do lugar comum de retratar festas e manifestações populares para encontrar um país nos seus momentos de louvação, o livro é um retrato de um povo em busca do seu próprio rosto, de sua memória e ancestralidade. Rituais de nascimento, vida e morte alternam-se em festas como a romaria de São Francisco das Chagas, em Canindé, no Ceará; o Ofício das Trevas na Semana Santa de São João Del Rey, em Minas Gerais; ou o transe nas areias de Iemanjá, na Praia Grande, em São Paulo. Em preto e branco, as imagens reforçam cada olhar e jogo de sombras, equiparando-se, intuitivamente, à intenção de cada personagem e de cada comunidade.

Leandro Franco

KEPHA

“Kepha”, pedra em aramaico. José Bassit retrata nessa série a beleza das pedras em seus diferentes cenários. Suas formas contam a história do tempo. Foram desenhadas através de intempéries de toda sorte: ventos, águas, junções, fendas, ou seja, são mesmo a máxima e contundente expressão do tempo. 

GALERIA CHROMA | Todos os direitos reservados